C.E.C.R:CLASSE IV
PROF: JUCIARA
DISCIPLINA: ED.FISICA
ALUNA: JOSELANE SANTOS
SÉRIE: 8ª C
A história dos bonecos de marionete
Surgiu na China com as marionetes e o teatro de sombra , em peças, musicais, festividades e rituais.Evoluiu, aprimorou e desenvolveu técnicas , influenciando fortemente o teatro convencional de atores e o teatro de bonecos na China e no mundo até os dias de hoje.A partir do século XX o boneco foi introduzido em diversos segmentos. Além do teatro, passou a ser utilizado em TV, cinema, artes plásticas, educação, psicologia, recreação e muito mais.Hoje em dia se confecciona e movimenta bonecos usando técnicas tradicionais e até avançadas, como é o caso do uso de tecnologia em animação .A matéria prima usada também foi diversificada e a cada dia se amplia. A borracha, o poliéster, o alumínio e até sucata são usados atualmente, conquistando assim novos espaços e adquirindo novas formas e nova linguagem. Sem obedecer limites, mistura-se bonecos, atores, objetos animados, dança, mímica, música, cenários ou ainda com o mais simples, pode ser apenas um objeto, que animado, manifesta a essência de quem o manipula .O Teatro de Bonecos é acima de tudo uma mágica aventura no universo das artes, da expressão, sem fronteiras de idiomas, costumes ou religiões.A seguir, classificação de técnicas, de acordo com livro Teatro de Formas Animadas, de Amaral (1991):
FANTOCHE ou BONECO de LUVA – Boneco que o artista calça ou veste.
MARIONETE – Boneco movido a fio.
BONECO DE VARA – Boneco manipulado através de varas ou varetas.
BONECO DE SOMBRA – Refere-se a uma figura chapada, articulável ou não, visível com proteção de luz.
MAROTE – É também um boneco de luva que o manipulador veste e com sua mão articula a boca do boneco.
BONECO GIGANTE – Geralmente com mais de dois metros de altura, utilizado em manifestações folclóricas e espetáculos de rua.
BUNRAKU – Teve sua origem no Japão. A técnica consiste em manipulação conjunta de três ou mais manipuladores que vestidos de preto se confundem com o fundo que tem a mesma cor.
FORMAS ANIMADAS – Fusão de teatro de bonecos, máscaras e objetos.MÃOS ANIMADAS – Técnica criativa de representar figuras utilizando as mãos com pinturas e adereços.
Autor: Fonte: Fonte: http://www.prosa.com.br/ciadebonecos/Historia/historia.html
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentáro.