domingo, 7 de dezembro de 2008

VAMOS REFLETIR

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Célia C. L. Silva

O papel da educação é fundamental no que chamamos de “sociedade tecnológica”, pois é por meio dela que teremos condições, enquanto indivíduo, de entender e de nos situarmos na sociedade contemporânea enquanto agentes participantes e responsáveis por algumas transformações sociais.

Para conseguir sua possibilidade transformadora, as novas tecnologias devem ser discutidas e vivenciadas com a comunidade escolar, para que a sua utilização seja eficaz, visando o manejo critico desses instrumentos, que precisam ser compreendidos como recursos para a construção de uma representação da sociedade. Marti (2003, p. 129) ressalta:

A escola do futuro não será igual a escola de hoje, e uma de suas responsabilidades é precisamente a de aproveitar as potencialidades das nova tecnologias.

A escola tem o desafio e a responsabilidade de fazer do seu espaço um ambiente com condições favoráveis para que as novas tecnologias sejam utilizadas de forma eficaz e que venha melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, pois a tecnologia na escola envolve não somente ter os meios, mas principalmente, garantir sua utilização de forma proveitosa e favorecer o seu acesso a diversas informações para que estas sejam transformadas em conhecimento. Majó (2003, p. 60) diz:

O principal problema para a cidadania não será a falta de informação, mas seu excesso, assim como a dificuldade para orientar nesse mundo. Será uma habilidade imprescindível saber selecionar, filtrar, organizar, avaliar, assimilar a informação para converte-la em conhecimento útil.

O objetivo principal da escola é a construção do conhecimento. Como espaço social, deve promover o acesso aos saberes e formas culturais da sociedade a que pertence. Dessa forma, as novas tecnologias, e principalmente a informática não podem ficar de fora desse contexto, sobretudo se levarmos em conta que o individuo já cresce vivenciando situações do mundo tecnológico.